top of page

Projeto Estenda sua Mão

Basquete Cruzada

On October 15th, the Estenda Sua Mão (ESM) volunteers prepared a children's day party for the kids in Basquete Cruzada. Before the kids arrived, the volunteers separated themselves into different activity groups and set up their stations. The stations were the following: trampoline, drawing, sports (basketball, soccer, etc.), face-painting, jump rope activities and hula hoops.

 

The kids arrived and the activities were put in action. Later, they received a visit from a theater teacher that played creative games and brought smiles to the children's faces.

 

Unfortunately, the fun had to end after celebrating with a cake and other treats. Overall, this activity was incredible and joyful. We hope the children enjoyed it as much as we did and wish to see them again next year.

Sofia Guedes & Ana Clara João (´20)

[Nota do Editor]: O depoimento abaixo é de um aluno, voluntário no projeto Estenda sua Mão - Basquete Cruzada -, ao ser abordado no shopping por uma senhora que lhe questionou sobre a camiseta que vestia - com o nome do projeto - e sobre o trabalho que realizava. Ao saber que ele e outros alunos compartilharam momentos maravilhosos com crianças do projeto Basquete Cruzada ela reage de forma ´repugnante´ e pede a ele e aos outros alunos que não ´se misturem com essas pessoas´. Deixamos aqui registrada nossa indignação com reações preconceituosas em um lindo texto preparado pelo aluno. 
- SX

No nosso Brasil, infelizmente, temos que conviver com pessoas ignorantes, que acham que tudo que elas leem no jornal ou veem na TV, são verdades absolutas. Muitas pessoas, por exemplo, pensam que as comunidades consistem apenas de bandidos e traficantes, o que é uma mentira, pois a grande maioria dos habitantes dessas comunidades é de pessoas com um poder aquisitivo baixo que não têm condições de morar em nenhum outro lugar e que, por isso, acabam sendo alvo de preconceito e de exclusão da sociedade.

Normalmente, esse preconceito vem daqueles com um poder aquisitivo maior, que nunca visitaram uma comunidade ou que não têm conhecimento da vida das pessoas nesses lugares e sabem apenas o que é mostrado na mídia. Mas quando se visita uma comunidade, pode-se ver que essa é uma percepção irreal e inconsistente e que os moradores são pessoas comuns que levam vidas comuns como qualquer outra pessoa!

 

Arthur Marinho Vieira Weiss

Photos by Leonardo Freitas (´17)
bottom of page