top of page

Politicamente Brasileiro

A política é, independentemente da nossa vontade, uma parte essencial e única para o funcionamento apropriado da sociedade. No entanto, uma grande parcela da população parece não perceber tal importância durante seu cotidiano. Tornou-se comum ouvir coisas como “não gosto de me meter em política”, já que o tema está constantemente associado a discussões polarizadas e agressivas. Contudo, não se pode permitir que isso se torne uma justificativa para que as pessoas vivam de maneira “despolitizada”.

         Uma vida “despolitizada” significa uma vida na qual a política ou seus derivados não têm espaço para análise nem reflexão. Ou seja, aquela pessoa em particular não contribuíra de maneira alguma para quaisquer discussões ou polêmicas relacionadas a problemas que muitas vezes são de grande importância para a situação de uma cidade, estado ou até para o país. Portanto, se a maior parte das pessoas mantém esse estilo de vida, nós teremos uma parcela muito pequena da população engajada naquilo que realmente importa. As decisões políticas que são resultado disso, acabam não refletindo a vontade geral da nação, já que a mesma não fez o que era necessário para se intervir.

         Considerando tais argumentos, a política na vida das pessoas tem que ser tratada como indispensável se quisermos que as coisas tomem o rumo adequado. Caso contrário, viveremos nesse ciclo vicioso no qual a população nunca se informa, nem toma as medidas adequadas, sempre colocando a culpa na figura política problemática da vez.

Luke Carvalho (´17)

bottom of page