
A Construção do Conhecimento através
do estímulo ao poder criativo
A necessidade de inovação no meio acadêmico, a urgência quanto à criação de novas metodologias que acompanhem a linguagem e visão de mundo de nossos alunos são afirmações há muito reconhecidas nas instituições de ensino. No entanto, o estímulo às novas metodologias e à criação de projetos que promovam a tão almejada renovação educacional ainda permanecem distantes do horizonte de muitas escolas.
Com o intuito de incentivar um novo olhar sobre a História brasileira, tentaremos ultrapassar os limites do tradicional e criar, juntamente com nossos alunos, um mundo no qual sonhar torne-se aliado do aprender. O conhecimento será construído através do estímulo ao poder criativo infanto-juvenil, o qual, se bem direcionado pelo educador, torna-se a melhor ferramenta para o aprendizado em sala de aula.
A partir do incentivo à criação de histórias, vídeos, filmes, podemos demonstrar aos nossos alunos que eles são capazes de construir o próprio futuro, em vez de permanecerem como eternos observadores, espectadores passivos diante do mundo que os cerca.
Isabel Cristina Fernandes Auler
Doutoranda em História pela PUC-Rio
Professora de BSS
Os Indígenas do Brasil
O Povo Aruaque - Maria Fernanda Nazar,
Camila Pazos, Maria Eduarda Silva
e Maria Clara Perez
Maíra e Ipanema - Beatriz Garios,
Maria Guadalupe e Giulianna Gonçalves
O Povo Tupi-Guarani - Maria Eduarda Vilhena, Manuela, Sofia Feinstein
e Ana Teresa Scavarda
A Dominação Tupi - Gabriel Abreu, Francisco Moll, Natália Guedes
e João Pedro Bertoletti