top of page

CLEAN  UP  RIO  2014

Dia Mundial de Limpeza 2014 – 12º Ano 

 

Alunos e professores da OLM, Projeto Somar e Escola Nova juntaram-se aos 35 milhões de pessoas de mais de 125 países em prol de um mundo mais limpo! 

Dia 20 de Setembro de 2014 

Prêmio Tatuí - 2014

Projeto Reciclagem 

E os vencedores são:

Sofia Fick Class of ´22

Sofia Fick Class of ´22

and Ms. Souza

E os vencedores dos desenhos são: categoria até 9 anos

Desenhos categoria entre 10-13 anos

Desenho categoria acima 14 anos

Carolina Lopes_acima 14.jpg

Dia Mundial de Limpeza - Clean Up The World - Copacabana

O Instituto Ecológico Aqualung e seu Projeto Limpeza na Praia, que realizam esse evento pelo 12º ano consecutivo, conclamam a todos a participarem ativamente dessa ação extremamente importante para a qualidade de vida de todos, especialmente dos animais marinhos. Milhares de voluntários atuarão por todo o Brasil em um grande mutirão de limpeza e também de conscientização para Não Jogar Lixo em lugares impróprios.

 

O Dia Mundial de Limpeza ou Clean Up The World é, essencialmente, um evento do tipo "mãos à obra". Tem o claro objetivo de fazer algo concreto pelo meio ambiente com resultados imediatos e locais: limpar o lixo descartado irresponsavelmente e acumulado em todos os litorais do planeta. Simboliza também a união mundial e a dedicação em prol de um mundo mais limpo, consciente e saudável para a humanidade.

 

Essa iniciativa, que teve início na praia de Copacabana (RJ), em 2003, cria a oportunidade da participação voluntária individual e anônima. Ou seja, qualquer pessoa interessada pode ajudar de forma efetiva, mesmo que não faça parte de um grupo formado para atuar no dia do evento. Deixando de jogar lixo nas praias, mares, rios e lagoas, ao mesmo tempo em que ajudamos na limpeza desses ambientes, retirando os detritos sólidos descartados de forma irregular, podemos vislumbrar dias melhores para o seres marinhos e para nós mesmos. Afinal, quem não gosta de chegar na praia, respirar o ar fresco, pisar na areia branca e mergulhar na água limpa?

 

Como sempre fazemos, além das luvas, 40 mil sacolas de plástico reciclado serão distribuídas aos voluntários nos pontos de encontro determinados, e os resíduos coletados serão catalogados, para gerar um Relatório Final para a ONU, e destinados às cooperativas e instituições de reciclagem. Durante esses anos de campanha, mais de 160 toneladas de microlixo foram retiradas de nossas praias, melhorando a qualidade de vida e impedindo que animais marinhos viessem a se asfixiar e morrer por inanição.

 

Grupos de mergulhadores profissionais: Mergulhe Tranquilo e Piratas do Mergulho irão produzir um relatório dos resíduos submersos na Praia Vermelha e na Ilha do Governador, na Baía de Guanabara - RJ. Na Praia do Pepê, na Barra da Tijuca, associações e clubes de kitesurfe, windsurfe e futevôlei também engrossam o mutirão.  

 

Marcelo Szpilman

Diretor do Instituto Ecológico Aqualung

bottom of page